quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Comer, Beber, Rezar - PARTE I - COMER

Tenho observado que o tempo médio de espera para pegar o trem nesse verão é de duas horas, durante a semana. O que é péssimo, pois é um intervalo de tempo que não permite fazer muita coisa - por exemplo, não dá pra pegar um ônibus ou um táxi e dar um pulo na praia. O jeito é se virar pelo Cosme Velho mesmo, o que é uma má notícia, porque falta opção de lazer no bairro. Mas, mesmo assim, fiz uma listinha de coisas que podem melhorar a sua espera. Vamos lá?

Onde comer - os restaurantes estão listados em espiral, do mais perto da estação para o mais longe - todos viáveis de se almoçar em 2 horas.

         LUNA CAFÉ: quase em frente à estação, do outro lado da rua. Uma casa amarelinha simpática, que serve uma comida nada simpática: quilo remexido e churrasco duvidoso. Já comi lá e detestei. Típico engana-turista.

         CHURRASCO DO PC: é a dica mais esquisita desse post - o restaurante fica num local medonho, atrás do terminal rodoviário. Fica uns 30 metros acima da estação, do outro lado da rua. Apesar da estranha localização, fontes seguras garantem que o churrasco é bom. Se for lá, nos conte aqui depois como foi.

         ASSIS: descendo a rua Cosme Velho, fica 200 metros abaixo da estação, em direção a Laranjeiras. Era uma doceria que virou bistrô pra atrair os turistas da região. Comida enfeitadinha. Cerveja cara. Tem pratos individuais na faixa de R$25,00, do tipo bife à cavalo ou medalhão à piamontesa. Gostosinho, mas nada demais.

         RESTAURANTE COSTA VERDE: essa dica é quente, porque o restaurante é escondido - quem passa na rua não vê. Fica dentro do clube português Casa do Minho - a menos de 50 metros do Assis, do mesmo lado da calçada. Basta descer a rua mais um pouco. Para chegar lá, é preciso subir um lance de escadas. Comida portuguesa, com certeza: bacalhaus, bolinhos e afins. Eu gosto muito. Aos sábados tem feijoada e aos domingos, cozido. Doces portugueses são di.vi.nos, a cerveja é de garrafa.



        MAMMA ROSA: restaurante italiano localizado no final da rua das Laranjeiras, quase no Cosme Velho. Você pode descer andando (uns 700 metros) ou de ônibus (qualquer linha que esteja descendo a rua Cosme Velho, mas atenção, vai descer 2 pontos depois). Típico restaurante de bairro, com preços na média e pratos generosos. Tem prato infantil e, durante a semana, cardápio executivo. Recomendo.
     

           KEYZEN EXPRESS: restaurante japonês, bonitinho e gostosinho. Vale à pena descer de ônibus (no mesmo ponto do Mamma Rosa) e mais ainda subir de volta (ponto de ônibus na porta, pode pegar qualquer um, descer 3 pontos depois).

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Dicas rápidas para quem vem no carnaval

# Serão 22 transatlânticos ancorados no Rio de Janeiro durante o carnaval, logo, prepare-se para o pior: filas, lotação máxima, ambulantes, vans, engarrafamento.

# Chegue cedo, compre o ingresso para depois das 16 horas, quando o sol já está menos sinistro, e vá curtir o Rio. Chegue na estação 20 minutos antes da hora do seu bilhete.

# Se estiver de galera, sempre faça as contas antes de pegar o ônibus: táxi no Rio de Janeiro é muito mais barato do que em outras capitais, e a zona sul é relativamente pequena. O ônibus custa 2,75 por pessoa, o que soma 11 reais se forem 4 pessoas. Uma corrida de taxi do Cosme Velho ao Leblon, por exemplo, deve dar em torno de 18 ou 20 reais. Para Copacabana na altura da Siqueira Campos, sai a 13 reais. Dividindo entre os 4 ocupantes do táxi, você vai pagar 2 ou 3 reais a mais e vai chegar muito mais rápido ao seu destino.

# Evite os táxis parados na porta da estação.

# Veja a programação dos blocos e evite os bairros onde eles estão, ou corre o risco de você ficar preso no trânsito!

bjs e bom passeio!

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Do Pão de Açúcar ao Corcovado, e vice-versa

Hoje, passeando pelo facebook do Trem do Corcovado (vale uma olhada lá antes de ir), vi uma moça perguntando sobre como fazer para ir de ônibus da Urca, onde fica o bondinho do Pão de Açúcar, até o Cosme Velho, na estação do Corcovado. Aí me dei conta que essa deve ser uma dúvida muito comum.

Vai que você, querido turista, vai passar só um dia no Rio e vai ter que fazer um super tour, né? Essa não deve ser uma situação tão rara assim. Posso me lembrar de pelo menos uma situação parecida, quando fui à trabalho a Recife e queria porque queria conhecer Olinda.

O grande problema é que, apesar de relativamente perto um do outro, não há um ônibus direto que faça o trajeto Urca-Cosme Velho e vice versa, o que exige baldeação, e isso pode ser complicado para quem não tem as manhas. Então, vamos ver as manhas?

1) Da Urca para o Cosme Velho: se você está saindo do Pão de Açúcar, uma coisa que você pode fazer é andar pela Avenida Pasteur até a av. Venceslau Brás e, em frente ao Instituto Pinel, pegar o ônibus 583 para o Cosme Velho. É uma caminhada de um quilômetro mais ou menos, e assim você vai pegar um ônibus só.

O ponto fica em frente ao Hospital Phillipe Pinel

Mapa da caminhada aqui.

Se quiser andar menos, vai ter que pegar dois ônibus: primeiro, pegue o 107 na Av. Pasteur, ha uns 100 metros da estação do bondinho, e desça na Praia de Botafogo em frente à rua Farani. Ande até o ponto de ônibus da rua Farani e pegue o ônibus 584 para o Cosme Velho. Essa opção vai exigir que o turista seja ninja, pois o ponto na praia de botafogo não é exatamente em frente à rua Farani, e o motorista pode não saber onde é. Além disso, você vai ter que andar rua Farani adentro por uns 200 metros até chegar ao ponto de ônibus (que fica logo depois de um posto de gasolina). Uma dica, na Praia de botafogo, é observar o Edifício Argentina (logo antes da Farani) e o Prédio da FGV (logo depois).

Mapa da caminhada na Praia de Botafogo aqui.

2) Do Cosme Velho ao Pão de Açúcar: já se você decidir por visitar o Cristo Redentor primeiro, a baldeação vai ser um pouco mais fácil - basta pegar o ônibus 584 em frente à madeireira, na rua Cosme Velho, e descer na Praia de Botafogo, no primeiro ponto depois que o ônibus passar por debaixo de um viaduto (em frente ao cinema Arteplex Botafogo, tem também uma farmácia e uma loja do Mega matte - pra servir de referência). Ali, no mesmo ponto em que você desceu, você vai pegar o onibus da linha 512 ou 107 (ambos passam ali) e pedir para o cobrador para descer no Pão de Açúcar.

C'est fini!

ATUALIZAÇÃO:


3) Indo ou voltando de metrô - a melhor maneira!: me lembraram agora que há essa outra forma, muito mais fácil, de fazer essa baldeação - usando o metrô e seus ônibus de integração. Basta pegar o ônibus 580 no Cosme Velho, pegar o metrô (sentido zona sul) no Largo do Machado, descer na estação de Botafogo (duas estações depois) e pegar o ônibus 513 para a Urca. O caminho oposto Urca-Cosme Velho também funciona com os mesmos ônibus (513 faz Urca-metrô de Botafogo; pegar o metrô sentido zona norte, descer no Largo do Machado 2 estações depois e pegar o 580 no Largo do Machado). Como essas linhas de ônibus são integradas ao Metrô, no próprio ônibus você já compra a passagem de metrô e de ônibus para todo o percurso, ganhando tempo. Na minha opinião, é o melhor método de locomoção!

Informações sobre o metrô, aqui

C'est fini?